Ações de Combate à não conformidade

PSQ / AÇÕES DE COMBATE À NÃO CONFORMIDADE

O Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Esquadrias de Aço,– foi revisado com o objetivo de proporcionar aos fabricantes de esquadrias de aço melhores condições para qualificação de seus produtos e, através dessa iniciativa, promover o combate à não conformidade intencional, estando o mesmo reconhecido pelo PBQP-H.

 

Dentro do escopo do PSQ, descreveremos, resumidamente, os produtos-alvo avaliados e quais os benefícios para os consumidores que adquirirem esses produtos:

 

i. JANELAS DE CORRER

      a. Os fabricantes terão os seus produtos avaliados, a saber: janelas de correr (Venezianas e Vitrô), quanto ao conforto térmico proporcionado dentro das unidades habitacionais e a durabilidade sob a incidência das intempéries climáticas, através dos ensaios laboratoriais de permeabilidade ao ar, de estanqueidade à água, de cargas uniformemente distribuídas, etc...

      b. O objetivo é que, as esquadrias demonstrem que, ocorrendo variação climática acentuada, os moradores das unidades habitacionais não sejam atingidos na plenitude da mudança atmosférica incidente, e que não ocorrerão deteriorações com a ocorrência sistemática de chuvas e ventos fortes.

 

ii. DIVULGAÇÃO

A ABRAESP, a partir dos Relatórios Setoriais do PSQ, fará a divulgação nos meios de comunicação da construção civil (Jornais, Revistas, entidades como a ANAMACO), dos produtos certificados e de seus respectivos fabricantes.

O Programa de Qualificação de Produtos – ABRAESP estimulará os fabricantes a adequarem as tipologias dos seus produtos aos requisitos e exigências da norma ABNT NBR 10821-2 num prazo apropriado para as transformações que suas fábricas, equipamentos, métodos de trabalhos e colaboradores estarão aptos a cumprir.

Os empresários também terão um prazo adequado para fazer suas projeções de investimentos, para os ajustes que serão necessários em suas empresas.

      a) A ABRAESP, que é integrante do Fórum dos Gerentes dos PSQ´s, participa das comissões temáticas “Ações Jurídicas e Poder de Compra”, cujos objetivos são:

 

i. Divulgar o uso de materiais qualificados para consumidores (lojas de revenda) e construtoras (obras de edificações habitacionais);

 

ii.Cobrar maior fiscalização das entidades que representam os lojistas de revenda (ANAMACO) e fiscalização das obras dos programas habitacionais do governo, através do SiAc e dos Organismos de Certificação das Construtoras na aquisição de materiais conformes.

design e desenvolvimento Diginova - Sites e Sistemas | Hospedado por iSimples